Velocidade.pt News Como escolher o melhor lugar para o router

Como escolher o melhor lugar para o router

Você pode ter o melhor roteador wifi para transmissão de internet de alta velocidade, mas se estiver mal posicionado, ainda enfrentará problemas de qualidade de sinal. Encontrar um local adequado para instalar o roteador é fundamental para uma conexão sem fio de qualidade. Além disso, se você quiser cobrir várias salas com o sinal ou se conectar a longas distâncias, deve prestar muita atenção ao posicionamento do roteador. Seguindo algumas regras básicas, você obterá o máximo do seu roteador.

Como escolher o melhor lugar para o router

O router no centro da sala garante a cobertura ideal

A radiação eletromagnética se propaga melhor em espaços abertos. Se você deseja garantir a cobertura do sinal wifi na maior área possível do seu apartamento ou casa, tente encontrar um local adequado no centro da sala. A partir daí, o sinal irradiará livremente em todas as direções. Definitivamente, não coloque o router no chão; a altura mínima de instalação deve ser de pelo menos 0,5 metro.

Uma solução elegante é a montagem do dispositivo no teto falso. As placas de poliestireno causam apenas uma atenuação mínima, enquanto o router permanece escondido dos olhos e não perturba a estética do interior. No entanto, em geral, para obter o sinal máximo, você deve ver o router ao se conectar ao dispositivo sem fio. Instalando o router nos cantos, em recantos ou em salas extremas, você perderá uma grande parte do sinal e provavelmente não conseguirá se conectar em muitos lugares do apartamento ou da casa.

Paredes grossas pioram significativamente a qualidade do sinal

Se você quiser usar uma conexão sem fio à internet em várias salas, poderá enfrentar uma grande atenuação causada por paredes grossas. A radiação eletromagnética penetra muito dificilmente através dos obstáculos. Enquanto as paredes de drywall pioram a qualidade do sinal apenas levemente, através de alvenaria de concreto, preenchimentos de tijolos grossos ou construções de metal, o sinal frequentemente não passa.

Nesse caso, também vale a pena pensar de onde a transmissão de sinal será menos interrompida. Lembre-se: quanto menos obstáculos, melhor a qualidade do sinal. Se o router estiver equipado com uma ou mais antenas de transmissão, direcione-as na direção desejada.

Tenha cuidado ao posicionar perto de eletrodomésticos

O sinal do router wifi pode ser confiavelmente "morto" posicionando o dispositivo próximo a aparelhos que emitem outra radiação eletromagnética. Os maiores problemas são causados por fornos de micro-ondas, mas a qualidade também é piorada, por exemplo, por um computador de mesa, televisão, alto-falante potente ou geladeira. Se você posicionou o router em uma área aberta e sem grandes obstáculos, mas ainda enfrenta problemas de qualidade de sinal, tente identificar grandes fontes de interferência.

Use um aplicativo para medir o sinal wifi

Não tenha medo de experimentar o posicionamento do router wifi e movê-lo pelos cômodos até obter resultados satisfatórios em todas as áreas onde você precisa de conexão à internet. O processo de teste será significativamente facilitado por aplicativos móveis que determinam a qualidade do sinal no local.

Se você usa um telefone móvel com o sistema Android, por exemplo, instale o aplicativo Wifi Analyzer, que informa imediatamente a qualidade do sinal e o nível de interferência em cada faixa. O valor da força do sinal é expresso em dBm. Note que o valor se refere a uma potência de 1mW, e portanto é exibido em números negativos. Quanto mais próximo de zero o resultado, maior o nível da radiação eletromagnética no local testado. Por exemplo, um valor de -50 dBm indica um sinal mais forte do que -80 dBm. Para ter uma ideia, ao medir o sinal diretamente no router, você geralmente obterá um resultado em torno de -30 dBm.

Claro, quanto mais potente o router wifi que você usar, melhor será a capacidade de transmissão do sinal a longas distâncias e através de obstáculos. No entanto, não subestime o posicionamento do router mesmo ao usar o melhor dispositivo, você estaria se privando desnecessariamente da força de transmissão e, no final, da qualidade e velocidade da conexão.

Os ataques de phishing hoje em dia muitas vezes parecem confiáveis e convincentes. Graças à inteligência artificial, parecem pessoais, imitam empresas conhecidas e detectá-los pode não ser fácil. No artigo, você aprenderá como funciona o phishing moderno, por que ter cuidado com ele e como você pode se proteger eficazmente.

Senhas esquecidas, combinações recicladas e medo de vazamento de dados. O login tradicional tem suas fraquezas. Um novo método de verificação de identidade, chamado de passkeys, quer mudar isso. Sem a necessidade de lembrar de nada e com ênfase na segurança. Como funcionam, quem já as utiliza e por que estão se tornando o novo padrão?

Você conhece o edge computing? Trata-se de uma forma de processamento de dados que move a capacidade computacional mais próxima da fonte de dados. Isso reduz significativamente as latências e permite decisões mais rápidas em tempo real. Esta tecnologia está se tornando fundamental para IoT, veículos autônomos ou cidades inteligentes e gradualmente está mudando a face da internet como a conhecemos. O que exatamente significa edge computing e como ele impactará nosso futuro?

A identidade digital está se tornando um elemento indispensável na sociedade moderna. O que ela revela sobre nós? Como funciona hoje e como poderá ser no futuro? Do blockchain ao documento de identidade virtual – vamos examinar as tecnologias que estão mudando a forma como nos identificamos e protegemos nossa privacidade no mundo.

A internet mudou a forma como procuramos amor e amigos. Do Tinder ao Instagram, conecta pessoas através de telas, mas também traz desafios e riscos, incluindo relacionamentos superficiais ou perfis falsos. Vamos explorar juntos como o mundo online está alterando nossos relacionamentos, o que ele nos dá e o que tira, e veremos o que o futuro com a realidade virtual nos reserva.

Por que os dados são mais valiosos que ouro? Cada clique e curtida é uma pegada que empresas como Google ou Meta extraem e lucram. Descubra como a economia da internet utiliza seus dados para anúncios, personalização e até manipulação.