Elon Musk e xAI apresentaram Grok 3, um novo modelo de IA poderoso que supera concorrentes como o GPT-4o. Grok 3 traz capacidades aperfeiçoadas, como DeepSearch e modo de voz em versão beta. O modelo ainda utiliza poder de computação dez vezes superior ao de seu antecessor e está disponível para usuários da rede X.

A empresa xAI, liderada por Elon Musk, apresentou oficialmente seu mais recente modelo de IA, Grok 3. Esta novidade, que é uma resposta a modelos como o GPT-4o da OpenAI e DeepSeek, traz melhorias e novas funções, incluindo interação vocal com o chatbot.
O Grok 3 foi desenvolvido durante vários meses e seu lançamento estava originalmente planejado para 2024. O modelo foi treinado em um gigantesco centro de dados em Memphis com 200.000 GPUs, o que lhe conferiu poder de computação dez vezes superior à versão anterior, Grok 2.
Segundo Musk, o Grok 3 deve ser uma IA "que busca a verdade ao máximo", embora suas respostas possam se afastar da correção política. Grok 3 está disponível em várias variantes. O modelo menor, Grok 3 mini, oferece respostas mais rápidas, mas com precisão ligeiramente inferior.
A variante especial, Grok 3 Reasoning, é capaz de uma análise mais profunda e melhor verificação das respostas. Esta tecnologia baseia-se em um princípio semelhante ao OpenAI o3-mini ou ao modelo chinês DeepSeek R1.
A xAI afirma que Grok 3 supera o GPT-4o em testes de benchmark chave, como AIME e GPQA, que avaliam a capacidade dos modelos em resolver tarefas matemáticas e científicas em nível de PhD. Além disso, o Grok 3 foi bem-sucedido na plataforma de testes Chatbot Arena, onde se posicionou entre os modelos de melhor desempenho.
Além disso, traz outras funcionalidades. Os usuários podem, por exemplo, ativar o modo “Think” para consultas mais complexas ou utilizar o modo “Big Brain”, que adiciona mais capacidade computacional para uma análise mais profunda. Há também a função DeepSearch, que combina a análise da internet e da rede social X para gerar resumos de informações relevantes.
O Grok 3 agora inclui integração vocal, que permite a comunicação com a IA por meio de comandos de voz e ouvir as respostas. A função está disponível apenas na versão beta para usuários Premium+ na rede X e pode ser ativada no aplicativo Grok para iOS. A versão para Android estará disponível posteriormente.
Nas próximas semanas, a xAI planeja adicionar ao aplicativo Grok o “modo de voz”, que permitirá que o modelo se comunique pelo áudio. Nos meses seguintes, o Grok 3 será disponibilizado para utilização corporativa via API xAI. Musk também anunciou que planeja tornar a versão anterior, Grok 2, open-source no futuro.

A internet mudou a forma como procuramos amor e amigos. Do Tinder ao Instagram, conecta pessoas através de telas, mas também traz desafios e riscos, incluindo relacionamentos superficiais ou perfis falsos. Vamos explorar juntos como o mundo online está alterando nossos relacionamentos, o que ele nos dá e o que tira, e veremos o que o futuro com a realidade virtual nos reserva.

Por que os dados são mais valiosos que ouro? Cada clique e curtida é uma pegada que empresas como Google ou Meta extraem e lucram. Descubra como a economia da internet utiliza seus dados para anúncios, personalização e até manipulação.

O nomadismo digital não é mais privilégio dos aventureiros, mas um fenômeno que transforma o mercado de trabalho e o turismo. Como a tecnologia permitiu trabalhar de qualquer lugar do mundo? O que traz para as empresas e funcionários? E quais desafios e aspectos negativos esse estilo de vida acarreta?

Robôs quadrúpedes – assistentes de quatro patas do futuro – já não são apenas ficção científica. Supervisionam canteiros de obras, conseguem mapear ambientes perigosos e talvez um dia possam até trazer-lhe um café. Com o avanço, surgem novas questões: até que ponto podemos confiar nessas máquinas? E onde mais encontrarão seu lugar – em casa ou em terrenos difíceis? Vamos ver o que os robôs como Kawasaki CORLEO conseguem fazer hoje.

Bluetooth 5.3 trouxe melhorias para dispositivos IoT, como smartwatches ou sensores. Ele também oferece menor latência, maior eficiência energética e melhor estabilidade de conexão. No entanto, não é único, pois possui um parente próximo, o Bluetooth 5.4, e o futuro lançamento do Bluetooth 6.0. Venha descobrir como ele difere das versões anteriores e o que esperar no futuro.

O vasto volume de dados pode ser um desafio, mas os sistemas NAS oferecem soluções para residências e pequenas empresas. Armazenamento centralizado, backups automáticos, compartilhamento de dados e funções multimídia – tudo em um único dispositivo. Como escolher o NAS certo, configurá-lo e aproveitar seu potencial? Nosso artigo guia você por tudo que precisa saber para manter seus dados seguros.