Google apresenta uma nova trilogia de modelos de IA denominada Gemma 2, que enfatiza segurança, transparência e acessibilidade. O modelo Gemma 2 2B é otimizado para computadores comuns, o ShieldGemma protege contra conteúdo tóxico e o Gemma Scope permite análises detalhadas do funcionamento dos modelos. Google busca democratizar a IA e construir confiança.
Google está empenhado em tornar a inteligência artificial mais ética e transparente. Em relação a isso, lançou uma trilogia de novos modelos de IA generativa chamados Gemma 2, que prometem maior segurança, menores requisitos de hardware e funcionamento mais suave.
Ao contrário dos modelos Gemini, que o Google utiliza para seus próprios produtos, a linha Gemma é destinada a um uso mais livre por desenvolvedores e pesquisadores. Semelhante ao projeto Llama da Meta, o Google busca construir confiança e colaboração na área de IA.
A primeira novidade é o modelo Gemma 2 2B, que é projetado para geração e análise de texto. Sua maior vantagem é a capacidade de ser executado em dispositivos menos potentes, o que abre as portas para uma ampla gama de usuários. O modelo está disponível através de plataformas como Vertex AI, Kaggle e Google AI Studio.
O novo ShieldGemma introduziu um conjunto de classificadores de segurança que têm a tarefa de identificar e bloquear conteúdo prejudicial. Isso inclui, por exemplo, discursos de ódio, assédio e materiais sexualmente explícitos. Em resumo, o ShieldGemma funciona como um filtro que verifica tanto os dados de entrada para o modelo quanto suas saídas.
A última adição é o Gemma Scope, uma ferramenta que permite uma análise detalhada do funcionamento do modelo Gemma 2. O Google o descreve como um conjunto de redes neurais especializadas que desmembram informações complexas processadas pelo modelo em um formato mais compreensível.
Os pesquisadores podem, assim, compreender melhor como o Gemma 2 identifica padrões, processa dados e gera resultados. O lançamento dos modelos Gemma 2 ocorre logo após o Departamento de Comércio dos EUA apoiar, em seu relatório, modelos de IA abertos.
Esses modelos tornam a IA generativa acessível a pequenas empresas, organizações sem fins lucrativos e desenvolvedores independentes. Além disso, o órgão destacou a necessidade de ferramentas para monitorar e regular esses modelos a fim de minimizar potenciais riscos.
RoboMind é uma ferramenta educacional que ensina os fundamentos da programação usando um robô virtual. Utiliza a linguagem de programação simples Robo, que é uma ótima escolha para iniciantes. Por meio dela, os estudantes aprendem o pensamento algorítmico através de tarefas práticas, como navegação em labirintos e manipulação de objetos.
Sam Altman, CEO da OpenAI, anunciou que a empresa já sabe como criar inteligência artificial geral e está a caminho de desenvolver uma superinteligência. Segundo suas previsões, isso pode se tornar realidade em poucos anos. Embora os sistemas de IA atuais ainda tenham deficiências significativas, Altman acredita na rápida superação dessas barreiras.
Minecraft: Education Edition conecta o mundo de jogos popular com o aprendizado. As crianças podem explorar programação, colaborar na resolução de problemas e aprender novas habilidades em um ambiente familiar cheio de criatividade. Como funciona e é adequado até para crianças menores?
Alice é uma plataforma educacional que permite que crianças e estudantes entrem no mundo da programação através da criação de animações 3D, histórias interativas e jogos simples. É adequada tanto para estudantes escolares quanto para usuários universitários. O que oferece e como funciona?
O governo americano iniciou uma investigação sobre a empresa chinesa TP-Link, que controla 65% do mercado de roteadores. As preocupações são sobre a segurança nacional após a descoberta do uso de seus dispositivos em ataques de ransomware.
A OpenAI concluiu sua ação natalina '12 dias OpenAI' anunciando o revolucionário modelo o3 e sua versão menor o3-mini. O novo modelo promete melhorias significativas na área de raciocínio e resolução de tarefas complexas. Por enquanto, estará disponível apenas para pesquisadores de segurança.