Velocidade.pt News Google Bard vs ChatGPT-4 – quem é o rei das ferramentas de IA?

Google Bard vs ChatGPT-4 – quem é o rei das ferramentas de IA?

Google Bard (Gemini) e ChatGPT-4 são dois dos modelos linguísticos de inteligência artificial mais avançados. Como eles diferem e o que podem fazer? Leia nossa comparação das duas ferramentas de IA e descubra qual delas é a assistente ideal para você, seja para uso profissional ou apenas por curiosidade. Explore as funcionalidades disponíveis, a qualidade dos resultados e as diferenças de preço.

Google Bard vs ChatGPT-4 – quem é o rei das ferramentas de IA?

Nos últimos anos, temos assistido a um rápido desenvolvimento da inteligência artificial (IA), especialmente na área dos modelos linguísticos. Entre os dois maiores players do mercado estão, sem dúvida, o Google com o Google Bard (atualmente Gemini) e a OpenAI com o ChatGPT-4. Como eles diferem e o que podem oferecer?

O que é um modelo linguístico?

Antes de compararmos as duas ferramentas, devemos entender um pouco sobre os modelos linguísticos. Simplificando, são programas de computador inteligentes que aprendem a entender e gerar linguagem humana. Imagine-os como super robôs que conseguem ler e compreender uma enorme quantidade de texto, de livros e artigos a postagens em redes sociais.

E não só isso, eles também conseguem criar frases coerentes e responder às suas perguntas, como se estivessem tendo uma conversa real com você. Mas atenção, os modelos linguísticos não são a verdadeira inteligência artificial que conhecemos, por exemplo, do Terminator. Seu princípio é baseado na previsão do que pode seguir após a entrada de uma determinada pergunta ou tarefa.

As empresas os treinam com um enorme volume de dados, dos quais os modelos extraem padrões. De acordo com esses padrões, eles conseguem executar os comandos que você lhes dá. Em resumo, eles não entendem o que você escreve, mas apenas preveem quais palavras poderiam ser uma resposta às suas perguntas.

O que é o Google Bard?

Primeiro, vamos dar uma olhada no Google Bard, que no início de 2024 foi renomeado para Gemini. Foi criado pelo gigante Google, que decidiu competir com o ChatGPT – ao qual vamos olhar mais de perto abaixo. Em específico, trata-se de um modelo multimodal, capaz de trabalhar com diferentes tipos de informações, incluindo texto, código, áudio, imagens e vídeo. A inteligência artificial Gemini está disponível em duas versões:

  • Gemini – Esta é a versão básica destinada a tarefas comuns. Não é tão poderosa, o que se reflete na qualidade dos resultados. O uso desta versão é gratuito.
  • Gemini Advanced – Uma versão mais poderosa que oferece benefícios adicionais, como processar maior volume de dados e resultados de melhor qualidade. Esta versão ainda não está disponível na República Tcheca e é paga.

O Gemini pode ser utilizado de forma gratuita na República Tcheca. Basta digitar Gemini no navegador, abrir o site oficial do Google, fazer login com a conta Google e começar a conversar. O número de consultas por dia é limitado a algumas dezenas. Portanto, se você quiser usar o Gemini a longo prazo e frequentemente, considere quais perguntas está fazendo.

O que é o ChatGPT-4?

Vamos agora ao segundo modelo linguístico mais conhecido, o ChatGPT-4. Foi desenvolvido pela OpenAI. Até o momento, é o modelo mais recente e avançado da série GPT (Generative Pre-trained Transformer).

Comparado aos seus antecessores, oferece maior precisão, melhor capacidade de processamento da linguagem natural e outras funções úteis, incluindo geração de imagens e busca na internet em tempo real. Além disso, você pode usar, por exemplo:

  • geração de apresentações,
  • assistentes especializados,
  • criação de assistentes e chatbots personalizados.

Neste caso, você também tem acesso à versão gratuita do ChatGPT-3.5, que faz apenas o mínimo comparado ao ChatGPT-4.

Qual a diferença entre Google Bard e ChatGPT-4?

As principais diferenças entre Gemini (Google Bard) e ChatGPT-4 estão principalmente nas funcionalidades disponíveis e na qualidade dos resultados, ou seja, no que cada modelo linguístico pode gerar. Ambos têm acesso à internet, o que os torna mais poderosos do que navegadores comuns. Eles também conseguem trabalhar com vídeos, imagens e palavras faladas. No entanto, o Gemini possui várias limitações. Seus resultados geralmente não são tão bons quanto os do ChatGPT-4.

As funcionalidades disponíveis também são limitadas, não incluindo geração de imagens, análises complexas ou trabalho com documentos. Claro, tem seus pontos positivos, como ser totalmente gratuito e conseguir processar textos extensos de até 100.000 caracteres. Já o ChatGPT-4 suporta apenas cerca de 4.000 caracteres e custa aproximadamente 600 CZK por mês.

Para que pode ser utilizado o Gemini (Google Bard)

  • geração de textos,
  • traduções,
  • buscas na internet,
  • resumos de texto,
  • geração de e-mails,
  • pesquisa de informações em produtos do Google.

Para que pode ser utilizado o ChatGPT-4

  • mesmas funções que o Gemini (tem acesso limitado aos produtos do Google),
  • geração de imagens,
  • criação de apresentações,
  • criação de assistentes para diversas tarefas,
  • utilização de uma ampla gama de assistentes já criados,
  • integração com outros aplicativos,
  • análise complexa de texto,
  • criação de chatbots.

Já sabe qual desses dois modelos linguísticos é o ideal para você? Se você está apenas curioso ou planeja utilizar IA no trabalho, é hora de se familiarizar com ela. Caso queira usar as ferramentas de IA ao máximo e não se importe de gastar um pouco mais, o ChatGPT-4 é claramente a escolha certa. Por outro lado, usuários menos exigentes que usam IA esporadicamente vão apreciar mais o gratuito Gemini (Google Bard).

Com certeza você já concordou com o uso de arquivos cookies em muitos sites. Mas você sabe para que realmente são usados e como funcionam? Escrevemos um artigo com as informações básicas sobre cookies.

A Internet das Coisas é um dos fenômenos atuais no campo da TI e internet. Leia como utilizar a Internet das Coisas (IoT) em sua casa e no que prestar atenção ao usá-la.

Quando você tem uma conexão rápida, mas a velocidade oscila significativamente, provavelmente há algo errado. Onde começar a procurar é a questão. Basicamente, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se a conexão realmente oferece a velocidade que você contratou com o provedor no contrato. Muitos aplicativos em execução também podem causar problemas; é necessário verificar e deixar apenas aqueles que você realmente utiliza no momento. Depois, verifique a agregação e inspecione o roteador.

O uso de switches (comutadores de rede) é atualmente uma prerrogativa principalmente das redes empresariais, mas eles também têm seu lugar nas redes domésticas. No mercado, você encontrará switches em várias categorias de preço, que diferem em parâmetros e funções adicionais. Em quais parâmetros devemos prestar atenção e como escolher um novo switch? Exatamente essa questão será abordada nas linhas a seguir.

Com suas atualizações mais recentes de algoritmos e integração de IA, o Google está mais uma vez abalando a internet. Enquanto promete melhores resultados de pesquisa, muitos criadores de conteúdo estão preocupados com o futuro dos sites menores. A integração de IA é uma salvação ou um desastre? E como afetará a maneira como consumimos informações online?

Proteja seus dados na internet com nossas 9 regras de segurança online. Aprenda a criar uma senha forte, ativar a verificação em duas etapas e usar o internet banking de forma segura. Descubra por que é importante atualizar o software e por que você deve prestar atenção aos sites que visita. Com o nosso guia, você não será um alvo fácil para hackers.