Velocidade.pt News Internet em viagem: Como garantir uma internet rápida quando você está fora de casa?

Internet em viagem: Como garantir uma internet rápida quando você está fora de casa?

Ficar online mesmo em viagens? Seja para compartilhar experiências com os amigos, planejar rotas ou apenas passar o tempo assistindo a um filme, não dá para ficar sem internet. Mas como garantir uma conexão rápida e segura fora de casa? Explore conosco as diversas opções, desde dados móveis e redes Wi-Fi públicas até soluções especializadas que garantem internet até mesmo durante as férias.

Internet em viagem: Como garantir uma internet rápida quando você está fora de casa?

A internet tornou-se uma ferramenta indispensável, mesmo em viagens. Seja para planejar rotas, reservar acomodações ou apenas se conectar com os entes queridos, uma conexão rápida e confiável é fundamental. Mas como garantí-la fora de casa?

Felizmente, existem várias opções. A escolha da melhor alternativa depende de suas necessidades individuais, da duração e do destino da viagem, bem como das suas possibilidades financeiras. Vamos analisar algumas dessas opções mais detalhadamente.

  1. Dados móveis

A opção mais simples e comum é o uso de dados móveis. A maioria das operadoras oferece pacotes de dados que incluem uma certa quantidade de dados para navegação na internet. Dentro da União Europeia, é possível utilizar os dados móveis nas mesmas condições do país de origem, o que facilita bastante as viagens pela Europa.

Vantagens

  • Basta ativar os dados móveis e começar a navegar
  • O sinal móvel está disponível na maioria das áreas habitadas

Desvantagens

  • O uso de dados móveis fora da UE pode ser caro
  • A quantidade de dados no pacote é limitada e exceder o limite pode gerar custos altos
  • A velocidade da conexão varia conforme a cobertura da rede e pode ser lenta em algumas áreas

Dicas para viagem

Antes da viagem, verifique os preços e a disponibilidade de dados móveis no seu destino. Ative um pacote de dados para roaming para evitar custos elevados. Se não quiser desperdiçar dados, baixe mapas, músicas e filmes antes de viajar; a maioria dos aplicativos e plataformas oferece essa opção.

  1. Redes Wi-Fi públicas

Outra opção para se conectar à internet durante as viagens é usar redes Wi-Fi públicas. Essas redes estão disponíveis em muitos cafés, restaurantes, hotéis, aeroportos e outros espaços públicos. Sua principal vantagem é a conexão gratuita.  

Por outro lado, são muito arriscadas, pois geralmente não são bem protegidas e seus dados podem ser facilmente comprometidos. As ameaças à segurança se escondem até atrás de nomes de redes aparentemente inocentes. 

Os cibercriminosos frequentemente criam hotspots Wi-Fi falsos que se parecem com redes legítimas para roubar dados sensíveis, como senhas ou informações de cartões de crédito.

Vantagens

  • Redes Wi-Fi públicas são frequentemente gratuitas
  • Redes estão disponíveis em muitos locais

Desvantagens

  • Redes Wi-Fi públicas geralmente não são bem protegidas, aumentando o risco de roubo de dados
  • Conexões em redes Wi-Fi públicas podem ser instáveis e lentas, especialmente nos horários de pico
  • Algumas redes exigem registro e fornecimento de dados pessoais

Dicas para viagem

Ao se conectar a redes Wi-Fi públicas, tome precauções extras de segurança e evite inserir dados sensíveis, como senhas de contas bancárias. Se possível, use VPN para criptografar dados e proteger a privacidade.

  1. Hotspots Wi-Fi portáteis

Os hotspots Wi-Fi portáteis são dispositivos que criam uma rede Wi-Fi própria usando dados móveis. Basta inserir um cartão SIM com um plano de dados e você pode se conectar à internet com vários dispositivos simultaneamente. Além disso, são geralmente pequenos, então você pode levá-los para uma cabana ou em viagens mais longas.

Vantagens

  • Você cria sua própria rede Wi-Fi segura
  • Vários dispositivos podem se conectar ao hotspot simultaneamente
  • A velocidade e a confiabilidade da conexão são comparáveis aos dados móveis

Desvantagens

  • Comprar um hotspot e um plano de dados gera custos adicionais
  • Hotspot precisa ser carregado regularmente ou estar conectado à rede elétrica

Dicas para viagem

Ao escolher uma conexão à internet, compare preços e tarifas de diferentes fornecedores. Você pode economizar um bom dinheiro. Verifique também a disponibilidade e a cobertura da rede no destino para onde você vai.

  1. Cartões SIM internacionais

Os cartões SIM especiais para viajantes oferecem preços vantajosos para chamadas, mensagens SMS e dados móveis no exterior. Esses cartões estão disponíveis em várias versões e com diferentes quantidades de dados. Você pode comprá-los praticamente em qualquer lugar no exterior. Se não tiver certeza sobre qual SIM escolher, busque informações online sobre as operadoras locais.

Vantagens

  • Chamadas, mensagens SMS e dados móveis geralmente são mais baratos do que no roaming
  • Basta trocar o cartão SIM no telefone e está pronto

Desvantagens

  • Os cartões SIM podem não estar disponíveis em todos os destinos
  • Os cartões podem ter validade limitada

Dicas para viagem

Compre o cartão SIM online ou no aeroporto ao chegar ao destino. Antes disso, verifique a compatibilidade do cartão SIM com seu telefone.

  1. Internet via satélite

Essa tecnologia permite a conexão à internet praticamente em qualquer lugar do mundo, seja você em um iate no meio do oceano, escalando os picos do Himalaia ou apenas em uma cabana remota sem cobertura de sinal móvel.

A internet via satélite funciona com o princípio de comunicação com satélites orbitando a Terra. O sinal vai do dispositivo do usuário para o satélite e retorna para a estação terrestre do provedor. Esse caminho é mais longo do que a conexão tradicional, mas permite cobertura mesmo nos cantos mais remotos do planeta.

Vantagens

  • A internet via satélite está disponível em áreas remotas
  • Instalação simples

Desvantagens

  • A internet via satélite geralmente é mais cara
  • A velocidade da conexão pode ser mais lenta em alguns provedores
  • Você precisa comprar um equipamento especial para a conexão

Dicas para viagem

Se você está planejando ir para áreas remotas e está considerando a internet via satélite, informe-se com antecedência sobre os provedores disponíveis e suas tarifas. Verifique também se seu destino não impõe restrições ao uso da internet via satélite. Tenha certeza também de qual equipamento é necessário para se conectar à internet via satélite.

Seja escalando montanhas, aproveitando o sol em uma praia deserta ou explorando cidades movimentadas, com um pouco de planejamento e a conexão certa, você não precisa se preocupar em perder contato com o mundo.

Senhas esquecidas, combinações recicladas e medo de vazamento de dados. O login tradicional tem suas fraquezas. Um novo método de verificação de identidade, chamado de passkeys, quer mudar isso. Sem a necessidade de lembrar de nada e com ênfase na segurança. Como funcionam, quem já as utiliza e por que estão se tornando o novo padrão?

Você conhece o edge computing? Trata-se de uma forma de processamento de dados que move a capacidade computacional mais próxima da fonte de dados. Isso reduz significativamente as latências e permite decisões mais rápidas em tempo real. Esta tecnologia está se tornando fundamental para IoT, veículos autônomos ou cidades inteligentes e gradualmente está mudando a face da internet como a conhecemos. O que exatamente significa edge computing e como ele impactará nosso futuro?

A identidade digital está se tornando um elemento indispensável na sociedade moderna. O que ela revela sobre nós? Como funciona hoje e como poderá ser no futuro? Do blockchain ao documento de identidade virtual – vamos examinar as tecnologias que estão mudando a forma como nos identificamos e protegemos nossa privacidade no mundo.

A internet mudou a forma como procuramos amor e amigos. Do Tinder ao Instagram, conecta pessoas através de telas, mas também traz desafios e riscos, incluindo relacionamentos superficiais ou perfis falsos. Vamos explorar juntos como o mundo online está alterando nossos relacionamentos, o que ele nos dá e o que tira, e veremos o que o futuro com a realidade virtual nos reserva.

Por que os dados são mais valiosos que ouro? Cada clique e curtida é uma pegada que empresas como Google ou Meta extraem e lucram. Descubra como a economia da internet utiliza seus dados para anúncios, personalização e até manipulação.

O nomadismo digital não é mais privilégio dos aventureiros, mas um fenômeno que transforma o mercado de trabalho e o turismo. Como a tecnologia permitiu trabalhar de qualquer lugar do mundo? O que traz para as empresas e funcionários? E quais desafios e aspectos negativos esse estilo de vida acarreta?