Velocidade.pt News O que é WiFi Mesh?

O que é WiFi Mesh?

Certamente você já passou por isso. Quer se conectar à rede WiFi no seu celular, tablet ou notebook, mas o sinal é fraco. Então você anda pelo quarto para que apareça mais uma barra na ícone de sinal. Esse tipo de solução é bastante irritante e às vezes nem é possível. Como o sistema Mesh pode resolver esse problema?

O que é WiFi Mesh?

Como expandir o sinal WiFi?

Primeiro, vamos do começo. Existem várias maneiras de expandir o sinal. A primeira e mais antiga opção é usar um chamado repetidor. O nome desse dispositivo pode ser traduzido como "repetidor" e esse termo também descreve bem o princípio de seu funcionamento. O sinal do roteador principal é retransmitido pelo repetidor na mesma banda.

Outra opção é uma ferramenta um pouco mais moderna - o extensor. Poderíamos chamá-lo de "extensor". A função é bastante semelhante à do repetidor. A vantagem é o uso de várias bandas. Uma variante do extensor é ainda o network extender, que é basicamente um roteador secundário que usa conexão cabeada. E finalmente, o mais recente membro da família dos amplificadores de sinal WiFi é o sistema WiFi Mesh.

Como funciona o sistema Mesh?

Os sistemas Mesh são uma novidade relativa e representam a maneira mais avançada de garantir uma cobertura realmente abrangente por meio de uma única rede WiFi. O princípio, resumidamente, consiste em uma rede de vários "roteadores". A um roteador principal estão associadas várias unidades adicionais, que podem ser chamadas de elementos satélites.

Todas as unidades estão interligadas, possuem antenas omnidirecionais e se comunicam entre si através das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Também podem utilizar Ethernet - ou seja, a rede cabeada. Esse sistema permite garantir uma cobertura eficiente de uma área consideravelmente grande com um sinal forte de uma única rede WiFi.

Vantagens do sistema Mesh

O sistema Mesh oferece uma gama ampla de possibilidades de uso da rede sem fio tanto em ambientes domésticos quanto corporativos. Ele garante um sinal de alta qualidade e forte. Em muitos casos, permite evitar a necessidade de uma conexão cabeada. Outra vantagem é que as unidades se comunicam entre si - não apenas de forma unidirecional da unidade principal para a secundária. Portanto, a queda de um ponto não ameaça o sistema.

O estabelecimento e manutenção dessa rede são tarefas muito simples, que qualquer leigo pode realizar. A configuração é fácil e o dispositivo escolhe automaticamente a melhor maneira de propagar o sinal para garantir uma cobertura uniforme e estável.

Quando faz sentido adquirir um sistema Mesh?

Talvez a única desvantagem do WiFi Mesh seja o custo inicial mais alto. Dispositivos desse tipo começaram a aparecer apenas em 2016. Talvez possamos contar com a redução de custos no futuro. Mesmo atualmente, em muitos casos, o investimento vale a pena. Você apreciará o sistema WiFi Mesh especialmente se:

  • Você tem um apartamento ou uma casa grande (ou espaços comerciais)
  • Você tem problemas com a propagação do sinal devido a interferências ou obstáculos
  • Você precisa garantir um sinal muito forte e estável em toda a área
  • Você não quer depender de uma rede cabeada
  • Você quer uma solução simples sem a necessidade de configuração complexa

Você está enfrentando problemas com a conexão à internet? Em nosso guia, apresentamos dicas práticas e conselhos sobre como descobrir facilmente por que a internet não está funcionando.