Velocidade.pt News Parâmetros da antena Wi-Fi sob controle

Parâmetros da antena Wi-Fi sob controle

Para uma cobertura perfeita (ou pelo menos suficiente para as necessidades) de uma determinada área com sinal Wi-Fi, existem diversas antenas Wi-Fi. Você encontrará muitas delas em lojas físicas e também na oferta de lojas online, então, qual escolher? É necessário começar pelo que exigimos da antena, quais são nossas possibilidades de investimento e muitos outros detalhes que podem parecer insignificantes à primeira vista, mas são muito importantes.

Parâmetros da antena Wi-Fi sob controle

Não se trata apenas de cobrir uma grande área

Você não deve cair na opinião amplamente difundida de que o mais caro é garantidamente muito mais qualitativo e superior. A escolha deve ser adaptada às exigências, para que você não invista desnecessariamente em um tipo inadequado de antena ou precise considerar outra em curto espaço de tempo, para complementar o desempenho da original, subdimensionada. As menores antenas, que geralmente encontramos incluídas em caixas com cartão ou ponto de acesso, não são tão ruins quanto muitos alegam. São mais que suficientes para cobrir um apartamento comum ou um escritório pequeno, porém não são muito adequadas para uso externo. Muitas influências podem prejudicá-las, como condições climáticas desfavoráveis, obstáculos no caminho do sinal ou qualquer interferência na frequência próxima (mais comumente na faixa de 2,4 GHz).

Você também deve ser atencioso e usar preferencialmente antenas direcionais para distâncias maiores, que não causarão problemas a ninguém nas proximidades. Com os obstáculos, é um pouco mais complicado, alguns não interferem no sinal, enquanto outros o enfraquecem ou o bloqueiam completamente (os piores são as paredes reforçadas com ferro ou construções metálicas). É um pouco mais complicado, por exemplo, com árvores, que no inverno (ou seja, desfolhadas) não costumam ser um problema sério, mas se estiverem densamente folhadas e ainda molhadas, podem limitar significativamente o sinal. Árvores de coníferas são um problema o ano todo.

Orientação da antena? Sim, é preciso prestar atenção a isso!

Para simplificar, podemos dividir as antenas em três grupos básicos de acordo com a orientação:

Se você deseja conectar dois pontos a uma distância considerável, uma ANTENA DIRECIONAL é a solução adequada. Este tipo de antena de transmissão emite sinal praticamente em uma única direção e para um único ponto específico. Você pode escolher entre a parabólica (mais comumente com grade de arame), ou optar pelo tipo conhecido como YAGI.

As chamadas ANTENAS OMNIDIRECIONAIS cobrem 360º completos, ou seja, emitem para todos os lados. Muitas vezes, são fornecidas com muitos dispositivos Wi-Fi, e as utilizamos em um apartamento para conectar computadores que estão dispostos irregularmente ou para outros dispositivos cuja posição mudamos ocasionalmente (notebooks, laptops, telefones móveis, etc.). Se possuírem maior potência, podem servir de forma confiável para conectar clientes em várias direções.

O terceiro tipo são as ANTENAS SETORIAIS, que cobrem apenas um ângulo específico necessário (geralmente de 30º a 180º). Usando essas antenas, é possível evitar facilmente a propagação do sinal em direções indesejadas.

Ângulo de radiação, polarização e ganho

Esses valores também são muito importantes para a antena e devem ser considerados na escolha. O ângulo de radiação da antena é indicado nos planos horizontal e vertical (horizontal e vertical), o que representa o ângulo em que a antena é capaz de fornecer cobertura confiável. Com antenas setoriais, isso é geralmente apenas um segmento do círculo, enquanto as antenas omnidirecionais cobrem frequentemente 360⁰ completos.

A polarização refere-se ao plano no qual ocorre a propagação das ondas de rádio, a mesma polarização em ambos os lados da antena é ideal para uma boa conexão; caso contrário, podem ocorrer perdas significativas e uma redução do ganho. Alterando a polarização, no entanto, é possível suprimir interferências indesejadas causadas por outras redes, caso ocorram sobreposições entre elas.

O ganho pode ser simplificado como a relação entre a força de radiação em uma direção específica em relação à intensidade, que é o nível de energia que pode ser recebida pela antena.

Ao escolher uma antena específica

Um valor muito importante é o alcance real da antena, que às vezes pode (dependendo das condições locais) diferir consideravelmente dos dados fornecidos pelo fabricante. Em terrenos acidentados com obstáculos, escolha preferencialmente um tipo com potência e, portanto, alcance um pouco mais altos. Orientativamente, você pode partir do princípio de que quanto maior a distância para a transmissão requerida, maior deve ser o ganho da antena. Com dispositivos Wi-Fi, você geralmente recebe uma versão simples e barata da antena, adequada principalmente para uso doméstico. Esta geralmente tem um ganho de 1 a 2 dBi (decibéis isotrópicos). Para uma cobertura maior, escolha uma antena com maior ganho e preste atenção ao seu posicionamento ideal. Você escolhe a antena, é claro, também de acordo com o modo e a dificuldade de montagem e conexão, geralmente levando em consideração também sua forma, tamanho, peso e cor, mas essas coisas definitivamente não devem ser consideradas as mais importantes. A fabricação caseira de antenas Wi-Fi é bem possível, mas poucos se aventuram nela.

Com certeza você já concordou com o uso de arquivos cookies em muitos sites. Mas você sabe para que realmente são usados e como funcionam? Escrevemos um artigo com as informações básicas sobre cookies.

A Internet das Coisas é um dos fenômenos atuais no campo da TI e internet. Leia como utilizar a Internet das Coisas (IoT) em sua casa e no que prestar atenção ao usá-la.

Quando você tem uma conexão rápida, mas a velocidade oscila significativamente, provavelmente há algo errado. Onde começar a procurar é a questão. Basicamente, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se a conexão realmente oferece a velocidade que você contratou com o provedor no contrato. Muitos aplicativos em execução também podem causar problemas; é necessário verificar e deixar apenas aqueles que você realmente utiliza no momento. Depois, verifique a agregação e inspecione o roteador.

O uso de switches (comutadores de rede) é atualmente uma prerrogativa principalmente das redes empresariais, mas eles também têm seu lugar nas redes domésticas. No mercado, você encontrará switches em várias categorias de preço, que diferem em parâmetros e funções adicionais. Em quais parâmetros devemos prestar atenção e como escolher um novo switch? Exatamente essa questão será abordada nas linhas a seguir.

Com suas atualizações mais recentes de algoritmos e integração de IA, o Google está mais uma vez abalando a internet. Enquanto promete melhores resultados de pesquisa, muitos criadores de conteúdo estão preocupados com o futuro dos sites menores. A integração de IA é uma salvação ou um desastre? E como afetará a maneira como consumimos informações online?

Proteja seus dados na internet com nossas 9 regras de segurança online. Aprenda a criar uma senha forte, ativar a verificação em duas etapas e usar o internet banking de forma segura. Descubra por que é importante atualizar o software e por que você deve prestar atenção aos sites que visita. Com o nosso guia, você não será um alvo fácil para hackers.

Outras versões de idiomas