Velocidade.pt News 10 maneiras fáceis e eficazes de acelerar a conexão Wi-Fi

10 maneiras fáceis e eficazes de acelerar a conexão Wi-Fi

Internet lento e cobertura insuficiente do sinal Wi-Fi afetam a maioria das residências. Nossas 10 dicas, no entanto, ajudam a resolver esses problemas facilmente.

10 maneiras fáceis e eficazes de acelerar a conexão Wi-Fi

A maioria das residências atualmente não pode ficar sem uma conexão estável à internet. No entanto, muitas delas frequentemente enfrentam problemas com o Wi-Fi, que incluem tanto quedas quanto velocidades de conexão instáveis. 

Nem sempre o fornecedor de internet é o responsável pelas complicações, e é por isso que escrevemos um guia curto sobre maneiras de acelerar sua conexão Wi-Fi de forma fácil e eficaz em casa.

1. Foque na localização do roteador

Para uma cobertura de sinal Wi-Fi de qualidade, o aspecto mais importante é a localização correta do roteador. Idealmente, ele deve estar no centro da casa, o que nem sempre é possível nem suficiente. Os maiores inimigos do sinal Wi-Fi são obstáculos como paredes grossas, objetos metálicos ou eletrodomésticos.

Os distúrbios no sinal são frequentemente causados por micro-ondas, geladeiras, telefones sem fio ou babás eletrônicas. Banheiros ou aquários domésticos também costumam ser barreiras problemáticas.

Durante a colocação do roteador, siga estas regras:

  1. Coloque o roteador em um lugar elevado - certifique-se de que as antenas tenham espaço suficiente.

  2. Escolha um lugar no meio do apartamento ou casa, ou idealmente no centro do cômodo onde você mais se move e onde utiliza a conexão Wi-Fi.

  3. Não coloque o roteador perto de objetos que causam interferência, banheiros, cozinhas ou ao lado de paredes grossas.

  4. Se o roteador tiver antenas ajustáveis, tente direcioná-las para espalhar o sinal na direção desejada. A modificação é especialmente útil em casas de vários andares, onde uma antena deve ser ajustada horizontalmente e a outra verticalmente. Para cobrir cômodos maiores, é melhor configurar as antenas laterais horizontalmente.

2. Atualize o firmware do roteador

Para a velocidade da internet, o firmware do roteador também é importante. Os parâmetros e requisitos na área de conexão à internet mudam, e por isso é necessária uma atualização regular. Esta também serve para corrigir pequenos defeitos, melhorar a segurança e aumentar a velocidade da conexão. Se você possui um modem e roteador fornecidos pelo provedor, geralmente ele se encarregará da atualização do firmware.

Se você comprou seu próprio roteador, definitivamente vale a pena verificar as atualizações disponíveis, que ajudarão você a alcançar a velocidade ideal da internet, ou pelo menos se aproximar dela. Basta fazer login na administração do roteador e procurar a seção de atualizações. A maioria dos roteadores já oferece atualizações automáticas, mas geralmente essa função precisa ser ativada nas configurações.

DICA: Se você quiser verificar se haverá uma melhoria no sinal, realize um teste de velocidade de internet antes da atualização usando nossa ferramenta. Após a atualização, execute uma medição de controle de velocidade e compare os valores medidos. Se o valor não for muito diferente, você pode seguir para as próximas etapas.

3. Experimente mudar o canal Wi-Fi

As maneiras de acelerar a internet são mais procuradas por pessoas que vivem em áreas densamente povoadas. A razão principal é o congestionamento nos canais usados ​​- este problema se refere principalmente à faixa de 2,4 GHz. Felizmente, a maioria dos roteadores modernos oferece a possibilidade de alterar manualmente o canal Wi-Fi. Na faixa de 2,4 GHz, existem 14 canais disponíveis e na faixa de 5 GHz, 45 canais.

Se você se encontrar em uma situação onde várias residências ao seu redor estão usando o mesmo canal, há uma alta probabilidade de que a velocidade da conexão seja reduzida. Em primeiro lugar, realize um teste de velocidade de internet e certifique-se de que não é apenas uma queda temporária. Se os problemas persistirem, você pode tentar mudar o canal.

Para encontrar canais livres, você pode usar ferramentas online, como Wi-Fi Analyzer ou inSSIDer, ou a diagnose diretamente no sistema operacional do seu dispositivo. 

No Windows, você pode acessar a lista de canais via PowerShell (insira o comando netsh wlan show networks mode=bssid). Imediatamente após, você obterá uma lista de redes e canais utilizados. Já no Mac, você pode usar apenas a diagnose de conexão sem fio. Após a análise, você obterá uma lista de canais disponíveis para conexão. 

Assim como na atualização, você terá que se conectar à administração do roteador e alterar o canal usado nas configurações.

4. Experimente a conexão via faixa de 5 GHz

A simples troca da faixa utilizada pode ajudar na velocidade da internet. A grande maioria dos roteadores já suporta a comutação entre as faixas de 2,4 GHz e 5 GHz. A faixa de 2,4 GHz oferece maior alcance, mas com pior estabilidade e menor velocidade. Ao contrário, a faixa de 5 GHz oferece uma conexão mais rápida e estável com um alcance mais curto. 

USO ADEQUADO TIPO DE FAIXA
2,4 GHz 5 GHz
  • Navegação na internet
  • Uso da conexão longe do roteador
  • Conexão para dispositivos antigos
  • Conexão de dispositivos de casa inteligente
  • Download de arquivos grandes
  • Streaming de filmes e música
  • Conexão de Smart TV
  • Jogos online
  • Conexão à internet em áreas densamente povoadas
  • Conexão de dispositivos próximos ao roteador

5. Conecte seus dispositivos ao roteador usando um cabo ethernet

Se a velocidade da conexão não for suficiente, conectar o dispositivo ao roteador usando um cabo ethernet pode ajudar. A internet será mais rápida e, principalmente, mais estável. Esta solução é ideal especialmente para atividades mais exigentes, como trabalho em PC ou jogos online. Pode-se conectar uma ampla gama de dispositivos, independente da distância do roteador. A única coisa que pode limitá-lo é o comprimento do cabo.

6. Certifique-se de que o problema não está no seu dispositivo

O problema também pode estar no seu dispositivo, que não consegue processar o sinal Wi-Fi adequadamente, diminuindo assim a velocidade da conexão. Verifique se tanto o software quanto os drivers do dispositivo estão atualizados e, se necessário, atualize-os. Em dispositivos muito antigos, nem mesmo as atualizações vão ajudar.

Esses dispositivos não fazem sentido ficar conectados, pois vão desacelerar ainda mais a rede. Alguns deles podem estar conectados sem que você perceba. O número de dispositivos conectados pode ser facilmente verificado e reduzido ao fazer login na administração do roteador. Se você tem problemas contínuos com a velocidade da internet, tente reduzir ao mínimo o número de dispositivos.

7. Use extensores de rede

Especialmente em casas mais antigas com paredes grossas, pode ser bastante difícil distribuir o Wi-Fi em todos os cômodos. Normalmente, um roteador comum não é suficiente, e será necessário investir em outros dispositivos. A solução mais barata é um extensor, que você simplesmente conecta à tomada e emparelha com o roteador. No entanto, a qualidade da conexão não será muito alta.

Uma maneira muito melhor de acelerar a internet é a compra de um Wi-Fi mesh. Este é composto por vários dispositivos na forma de satélites, que são distribuídos pela casa. Após serem ligados, eles criam uma rede invisível sobre a área escolhida. Em comparação com extensores, a conexão é mais rápida e estável. Os dispositivos conectados automaticamente alternam entre os satélites disponíveis.

8. Considere comprar um novo roteador

A tecnologia muda rapidamente, o que se reflete nos próprios dispositivos. Roteadores adquiridos há seis anos não podem ser comparados com os modelos atuais do mercado. Portanto, se você estiver tendo problemas com a velocidade do Wi-Fi e seu orçamento permitir, é recomendável investir em um dispositivo mais moderno. Roteadores de qualidade podem ser comprados a partir de 2.000 CZK.

Durante a escolha, certifique-se de que o roteador oferece:

  • Wi-Fi 6 – a versão mais recente do padrão Wi-Fi, que oferece maior velocidade, capacidade e eficiência. Em geral, é adequada para residências com vários dispositivos.
  • Dual Band – oferece comutação entre duas faixas. Pode-se encontrar também roteadores Tri-Band, que oferecem uma faixa adicional de 5 GHz.
  • WPA3 – a tecnologia de segurança mais avançada para roteadores. 
  • QoS – permite definir prioridades para dispositivos e aplicativos que têm acesso prioritário à conexão.

9. Reinicialização regular do roteador

A qualidade do sinal do roteador Wi-Fi pode ser melhorada com reinicializações regulares. Assim como outros dispositivos, o roteador também necessita de descanso de tempos em tempos para limpar sua memória e resolver pequenos erros de software que podem limitar a velocidade da internet.

Geralmente, é recomendado reiniciar o roteador aproximadamente uma vez por mês. Existem várias maneiras de fazer isso. A maioria dos modelos já possui um botão de reinicialização que deve ser pressionado por um momento. Depois, é possível desligar o roteador e desconectá-lo da rede elétrica por um tempo.

Particularmente com roteadores mais antigos, a reinicialização só é possível com o método mencionado anteriormente, que é desligar e ligar novamente o dispositivo. Para melhores resultados, é uma boa ideia desconectar a conexão Wi-Fi em todos os dispositivos e conectá-los novamente algum tempo após a reinicialização. A mesma abordagem deve ser adotada, de tempos em tempos, também com o modem.

10. Aumente o plano com seu provedor de internet

Se a velocidade atual da sua internet não é suficiente e nenhuma das soluções mencionadas funciona, vale a pena considerar a mudança de plano ou até mesmo do tipo de internet. Em primeiro lugar, meça a velocidade da conexão e veja se realmente está alcançando a velocidade do plano.

Se estiver, entre em contato com seu provedor e peça para aumentar a velocidade - caso contrário, confronte-o sobre não fornecer os serviços prometidos. No entanto, aumentar a velocidade pode não ser sempre possível, especialmente com internet sem fio ou ADSL. Por outro lado, alternativas mais rápidas como internet a cabo ou fibra óptica estão disponíveis apenas em áreas urbanas.

A baixa velocidade da internet e a cobertura insuficiente do Wi-Fi podem ter várias causas e soluções. Se você não quiser se aventurar na complicada configuração do roteador, na maioria dos casos, você pode se contentar com a reinicialização ou a compra de um extensor. Para um melhor controle das mudanças, você também pode utilizar nosso teste de velocidade da internet, que pode servir como ponto de partida ao negociar com o provedor.



Chatbots com empatia? A IA emocional é a nova tendência que promete revolucionar o atendimento ao cliente. A inteligência artificial pode realmente reconhecer emoções humanas e como essa tecnologia pode ser usada? Venha explorar conosco os princípios da IA emocional, seu potencial, riscos e questões éticas associadas à leitura de emoções por máquinas.

As tecnologias quânticas estão se aproximando incontrolavelmente e prometem uma revolução em muitas áreas. Temos à nossa disposição a internet quântica e as bússolas quânticas. O futuro sem hackers e GPS pode se tornar realidade mais cedo do que pensamos. No entanto, os cientistas ainda precisam enfrentar vários obstáculos, cuja superação pode não ser tão simples.

Google apresenta uma nova trilogia de modelos de IA denominada Gemma 2, que enfatiza segurança, transparência e acessibilidade. O modelo Gemma 2 2B é otimizado para computadores comuns, o ShieldGemma protege contra conteúdo tóxico e o Gemma Scope permite análises detalhadas do funcionamento dos modelos. Google busca democratizar a IA e construir confiança.

O Netflix está travando? O YouTube leva uma eternidade para carregar? Pode ser que a sua velocidade de internet não seja suficiente. Descubra conosco quão rápida deve ser sua conexão para um streaming fluído em resolução padrão, alta e ultra alta.

O internet via satélite está se tornando uma alternativa cada vez mais acessível às formas tradicionais de conexão. Mas como ele funciona e é realmente tão confiável? Descubra se o internet via satélite é a solução ideal para você e como as ofertas dos diferentes provedores se diferenciam.

Ficar online mesmo em viagens? Seja para compartilhar experiências com os amigos, planejar rotas ou apenas passar o tempo assistindo a um filme, não dá para ficar sem internet. Mas como garantir uma conexão rápida e segura fora de casa? Explore conosco as diversas opções, desde dados móveis e redes Wi-Fi públicas até soluções especializadas que garantem internet até mesmo durante as férias.