Velocidade.pt News Construindo uma casa? Atenção às redes de dados!

Construindo uma casa? Atenção às redes de dados!

Certamente não começaríamos a construir uma casa cegamente, sem projeto e consultoria de especialistas. Mesmo assim, é necessário prestar atenção às redes de dados, sem as quais nenhuma casa moderna ou outra construção pode existir hoje. Na sua nova casa, você certamente desejará usar o controle inteligente e as redes de dados (junto com antenas e outras redes) são indiscutivelmente necessárias para essa função.

Construindo uma casa? Atenção às redes de dados!

Pense adiante

A instalação posterior pode ser desnecessariamente complicada, então é preciso pensar nas redes de dados com antecedência. Toda comunicação dos dispositivos conectados na casa ocorre por meio da cablagem estrutura e, dessa forma, também é resolvida a conexão à internet, a segurança do imóvel, o sistema de áudio doméstico e outras funções.

Wi-Fi não é suficiente para a internet?

Embora a conexão Wi-Fi sem fio tenha muitas vantagens, lembre-se de que alguns dispositivos terão seu lugar fixo e lá o cabo é definitivamente uma vantagem. A conexão via cabo é garantida para ser um pouco mais rápida, não sofre interferências, sobrecargas ou enfraquecimento do sinal ao passar por certos obstáculos. Além disso, o sinal não é acessível (mesmo com senha e criptografia, uma pessoa habilidosa pode acessar sua Wi-Fi privada) para pessoas estranhas e, no que diz respeito ao aspecto financeiro?

Se você comprar vários roteadores de alta qualidade para garantir uma cobertura confiável do imóvel, isso sairá significativamente mais caro do que a distribuição do sinal por cabos. Então, basta um roteador para dispositivos móveis e planejar a saída do cabo em todos os lugares onde você conta no futuro com a conexão de dispositivos que requerem uma conexão de internet de qualidade e rápida. Não se trata apenas de computadores, a internet também é usada por televisões inteligentes ou sistemas de áudio.

Você precisará de outros cabos também

Além da distribuição do sinal de internet, também serão necessárias outras redes de cabos em uma casa moderna. Quer você use o controle inteligente de eletrodomésticos, o sistema automático de controle da casa (ventilação, aquecimento, etc.), sistemas de telecomunicações, alarme e sistema de câmeras de segurança, detectores de incêndio e outros dispositivos desde o início ou decida usá-los posteriormente, isso não é decisivo.

Mas é indiscutivelmente importante construir as redes de dados e de cabos preferencialmente com uma certa reserva para o caso de necessidade. Trata-se da possibilidade de intervenções eventuais, reparos, ajustes, expansões e adição de outros cabos ou sua substituição fácil. Vale a pena projetar a rede de dados e a rede de cabos de modo que ainda restem alguns cabos livres “reservados” e para que seja possível acessar a rede sem demolição ou outras intervenções na construção, em caso de necessidade.

Edificações modernas já são equipadas com a cablagem apropriada de forma abrangente e cada cômodo individual é equipado com várias tomadas. A colocação detalhada dos pontos de conexão, no entanto, deve ser projetada com antecedência para que você não tenha que usar cabos de extensão e outras soluções de emergência no final.

Dados pelo sistema elétrico?

É possível usar o sistema elétrico para a transmissão de dados. Além do conhecido cabo Ethernet ou da transmissão via roteador Wi-Fi, é possível criar uma rede de dados que utiliza a rede elétrica para a transmissão de dados. Essa tecnologia é relativamente nova e está entrando na consciência dos usuários apenas agora, mas tem muitas vantagens e seria um erro ignorá-la. Ela é chamada de Powerline Communication (PLC) e muitas vezes é conhecida como homeplug. A tecnologia usa os sistemas elétricos comuns e os pacotes de dados são transmitidos em alta frequência (1 a 30 MHz). Como a corrente elétrica alternada usa a frequência de 50 Hz, as duas transmissões não interferem entre si e podem ocorrer simultaneamente sem problemas. Para criar a rede, basta um adaptador especial para conectar o cabo Ethernet ao modem de internet e adaptadores nas tomadas onde precisamos do sinal. A qualidade da transmissão é muito alta.

Por onde e como passar os cabos

Se o projetista levar em conta a cablagem e escolher a maneira adequada de passá-la, você terá muita preocupação poupada. Um duto de cabos adequado, suficientemente espaçoso e acessível em várias posições, passando por toda a casa, é a solução ideal. Obviamente, a esse duto pertence um ponto central onde a maioria dos cabos termina. A vantagem dessa solução é a enorme flexibilidade e padronização, clareza e acessibilidade. Na posição central, costuma haver um armário padronizado no qual os cabos são fixados e diversos dispositivos de rede são montados em suportes especiais. Se a rede de 230 V estiver próxima a um cabo de dados não blindado, deve-se manter uma distância mínima de 30 centímetros. Isso também se aplica aos cabos de vídeo e aos cabos que transportam sinal de áudio ou vídeo.

Quais cabos serão necessários?

Não é tão complicado. A cablagem de dados estruturada completa para qualquer casa pode ser criada com apenas três tipos de cabos. Serão cabos de categoria 5e/6 para computadores, vídeo coaxial e cabo de alto-falante bi-wire. Usando a tecnologia de linha de energia mencionada acima, basta conectar adaptadores, emparelhá-los e conectar computadores, tocadores de DVD, home theaters, televisores inteligentes, consoles de jogos ou outros dispositivos compatíveis com a interface de rede. Ter as redes de dados corretamente distribuídas em casa é uma grande vantagem e uma vitória que aumentará o conforto de morar.

 

Com certeza você já concordou com o uso de arquivos cookies em muitos sites. Mas você sabe para que realmente são usados e como funcionam? Escrevemos um artigo com as informações básicas sobre cookies.

A Internet das Coisas é um dos fenômenos atuais no campo da TI e internet. Leia como utilizar a Internet das Coisas (IoT) em sua casa e no que prestar atenção ao usá-la.

Quando você tem uma conexão rápida, mas a velocidade oscila significativamente, provavelmente há algo errado. Onde começar a procurar é a questão. Basicamente, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se a conexão realmente oferece a velocidade que você contratou com o provedor no contrato. Muitos aplicativos em execução também podem causar problemas; é necessário verificar e deixar apenas aqueles que você realmente utiliza no momento. Depois, verifique a agregação e inspecione o roteador.

O uso de switches (comutadores de rede) é atualmente uma prerrogativa principalmente das redes empresariais, mas eles também têm seu lugar nas redes domésticas. No mercado, você encontrará switches em várias categorias de preço, que diferem em parâmetros e funções adicionais. Em quais parâmetros devemos prestar atenção e como escolher um novo switch? Exatamente essa questão será abordada nas linhas a seguir.

Com suas atualizações mais recentes de algoritmos e integração de IA, o Google está mais uma vez abalando a internet. Enquanto promete melhores resultados de pesquisa, muitos criadores de conteúdo estão preocupados com o futuro dos sites menores. A integração de IA é uma salvação ou um desastre? E como afetará a maneira como consumimos informações online?

Proteja seus dados na internet com nossas 9 regras de segurança online. Aprenda a criar uma senha forte, ativar a verificação em duas etapas e usar o internet banking de forma segura. Descubra por que é importante atualizar o software e por que você deve prestar atenção aos sites que visita. Com o nosso guia, você não será um alvo fácil para hackers.

Outras versões de idiomas