Velocidade.pt News Trabalhando pela internet - que tipo de conexão você precisa?

Trabalhando pela internet - que tipo de conexão você precisa?

Você trabalha através da internet? Pode ser um home office em tempo integral ou apenas trabalho ocasional de casa, mas em qualquer caso, você deve prestar a devida atenção à conexão com a internet. Duas coisas são sempre as mais importantes - velocidade e confiabilidade.

Trabalhando pela internet - que tipo de conexão você precisa?

Então é só ter a conexão mais rápida e sem quedas? Não é tão simples assim...

Escolher parece fácil, mas se você pensar um pouco mais sobre o problema e começar a analisar os detalhes, perceberá que não é tão simples assim. A velocidade é muito importante, especialmente se você trabalha em projetos que exigem envio e recebimento de arquivos grandes. Além disso, muitas vezes você não está em casa sozinho e não tem todo o acesso à internet só para você. É preciso considerar também outros membros da casa, que provavelmente não ficariam muito felizes se você monopolizasse a internet enquanto trabalha. Alguém pode estar jogando jogos online (e principalmente os modernos são muito exigentes quanto à velocidade de conexão e volume de dados enviados e recebidos), outro pode querer baixar um filme para assistir à noite. Problemas surgem sem que precisemos inventá-los. Então, como escolher?

Bits e bytes confundem um pouco

Antes de começar a escolher a conexão ideal, você talvez não se importe em refrescar um pouco a memória sobre os termos mais usados. Basicamente, basta entender a diferença entre bits e bytes, além de seus múltiplos. A relação é fixa e imutável: um byte é 8 bits (1B = 8b). Como estamos acostumados ao sistema decimal, isso pode ser um pouco confuso para alguns; não basta trabalhar com a vírgula de ponto flutuante. Ao escolher a velocidade da internet, lembre-se de considerar o tamanho dos arquivos com os quais trabalha. A sigla Mbit/s significa velocidade de transferência de dados – especificamente megabit por segundo. A sigla MB/s também indica velocidade de transferência de dados – megabyte por segundo. Vale lembrar que 1 Mbit/s = 0,125 MB/s.

Então, qual velocidade será suficiente?

Essa pergunta não é tão simples quanto pode parecer à primeira vista. Você deve levar em consideração que as demandas por volume de dados enviados e recebidos tendem a aumentar com o tempo. Além disso, é sempre bom ter uma certa margem de segurança, mas tudo com moderação. Definitivamente não podemos nos contentar com a velocidade de cerca de 10 Mb/s, uma das opções mais baratas de alguns provedores. Essa conexão é suficiente apenas para verificar e-mails ou acessar sites mais simples ocasionalmente. Isso vale apenas se você estiver usando apenas um computador ou outro dispositivo conectado; caso contrário, essa velocidade não serve nem para navegação simples.

Quanto mais dispositivos conectados e ligados ao mesmo tempo, maior será a necessidade de uma velocidade de conexão mais alta. Com uma conexão de 25 Mb/s, você já está em uma situação melhor. Nesse caso, você pode assistir a vídeos e baixar arquivos relativamente grandes, e vários dispositivos podem ser conectados simultaneamente. Se você escreve, por exemplo, como redator para lojas virtuais ou sites e não trabalha com gráficos, imagens ou vídeos, essa conexão não será cara e atenderá às suas necessidades. Pelo menos até que você decida ampliar seu escopo de trabalho e lidar com arquivos muito maiores.

Para um designer gráfico, uma conexão significativamente mais rápida é essencial, pelo menos 50 Mb/s. Materiais de alta qualidade para impressão tradicional são frequentemente muito grandes, mas necessários para manter a qualidade desejada. Dividir arquivos em partes ou improvisar de outra forma pode servir como uma solução de emergência, mas não é recomendável. Para envio, uma velocidade de upload adequada é extremamente importante, então preste atenção a isso antes de assinar um contrato. O mesmo vale para YouTubers ativos, que não podem ficar sem uma conexão rápida.

Se você é fotógrafo e envia fotos em alta resolução, uma conexão rápida também é essencial, e isso vale até para fotógrafos amadores que compartilham suas fotos em álbuns online. Onde for possível obter uma conexão de fibra óptica, não há muito o que considerar, pois a cobertura está aumentando. Não hesite em encontrar um provedor de conexão diretamente em nosso site.

Por cabo ou via wireless?

Embora muitos defensores do Wi-Fi já considerem a conexão por cabo arcaica, esse meio de transmissão de sinal ainda tem vantagens inegáveis. Isso inclui a ausência de interferências indesejáveis; para mobilidade com notebook ou tablet, basta conectar um roteador para cobrir a área ao redor. Conexões sem fio hoje em dia também oferecem alta velocidade, são totalmente móveis e, desde que não haja obstáculos como estruturas metálicas ou muitas árvores densamente arborizadas, não há nada a criticar.

Trabalhando pela internet no exterior

Você pode levar seu trabalho consigo para o exterior, mas às vezes isso não é tão simples. Sempre vale a pena verificar a velocidade e disponibilidade da conexão no destino. Nos países da UE, você pode usar roaming sem limitações e sem custos adicionais. Em outros lugares, usar a internet pode ser uma agradável surpresa, mas esteja preparado para altas taxas. De qualquer forma, vale a pena verificar as possibilidades, velocidades e taxas de conexão antes de prometer trabalho no exterior a alguém.

Com certeza você já concordou com o uso de arquivos cookies em muitos sites. Mas você sabe para que realmente são usados e como funcionam? Escrevemos um artigo com as informações básicas sobre cookies.

A Internet das Coisas é um dos fenômenos atuais no campo da TI e internet. Leia como utilizar a Internet das Coisas (IoT) em sua casa e no que prestar atenção ao usá-la.

Quando você tem uma conexão rápida, mas a velocidade oscila significativamente, provavelmente há algo errado. Onde começar a procurar é a questão. Basicamente, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se a conexão realmente oferece a velocidade que você contratou com o provedor no contrato. Muitos aplicativos em execução também podem causar problemas; é necessário verificar e deixar apenas aqueles que você realmente utiliza no momento. Depois, verifique a agregação e inspecione o roteador.

O uso de switches (comutadores de rede) é atualmente uma prerrogativa principalmente das redes empresariais, mas eles também têm seu lugar nas redes domésticas. No mercado, você encontrará switches em várias categorias de preço, que diferem em parâmetros e funções adicionais. Em quais parâmetros devemos prestar atenção e como escolher um novo switch? Exatamente essa questão será abordada nas linhas a seguir.

Com suas atualizações mais recentes de algoritmos e integração de IA, o Google está mais uma vez abalando a internet. Enquanto promete melhores resultados de pesquisa, muitos criadores de conteúdo estão preocupados com o futuro dos sites menores. A integração de IA é uma salvação ou um desastre? E como afetará a maneira como consumimos informações online?

Proteja seus dados na internet com nossas 9 regras de segurança online. Aprenda a criar uma senha forte, ativar a verificação em duas etapas e usar o internet banking de forma segura. Descubra por que é importante atualizar o software e por que você deve prestar atenção aos sites que visita. Com o nosso guia, você não será um alvo fácil para hackers.

Outras versões de idiomas