Você sofre com quedas de internet? Vamos analisar juntos as 5 causas mais comuns de conexões instáveis. Você descobrirá como identificar problemas no lado do provedor, quando o roteador está desatualizado e como a sobrecarga da rede doméstica afeta a estabilidade da conexão.
A internet estável já é indispensável para a maioria de nós. Seja assistindo TV pela internet, jogando, trabalhando em casa, utilizando casas inteligentes ou apenas navegando na internet, você sempre precisará de uma conexão de qualidade, e principalmente estável. Infelizmente, mesmo atualmente, você pode se deparar com a situação de a internet 'cair'.
Alguns enfrentam esse problema apenas ocasionalmente, enquanto outros se irritam com ele várias vezes por semana. Além disso, as quedas raramente ocorrem de maneira regular, o que torna ainda mais difícil a identificação do problema. Em nosso guia, descreveremos as causas mais comuns das quedas de internet e dicas sobre como resolvê-las.A primeira causa que você deve considerar em caso de queda é um problema do provedor. De vez em quando, podem ocorrer problemas técnicos que devem ser resolvidos em algumas horas. Isso pode ser causado, por exemplo, por mau tempo ou sobrecarga da rede devido a um número excessivo de usuários conectados.
Pode também ser uma manutenção programada, sobre a qual o provedor deve informá-lo através do aplicativo ou do site. Se você não encontrar nenhuma informação sobre a manutenção e ainda tiver problemas com a internet, pode entrar em contato com o suporte ao cliente e informar sobre seus problemas.
A conexão instável à internet pode ser causada pela idade do dispositivo utilizado. Neste caso, será o modem ou roteador. Certifique-se de que seu dispositivo não esteja desatualizado e que seu firmware esteja atualizado. Você pode tentar reiniciá-lo, o que pode restaurar e provavelmente atualizar o dispositivo. Usuários mais experientes podem verificar as configurações do dispositivo.
Se você ainda estiver enfrentando internet instável, o dispositivo pode estar danificado. Isso é muito difícil de verificar por conta própria. Em nenhum caso tente desmontar e reparar o dispositivo por conta própria. Primeiro verifique se outra causa da nossa lista não está causando a queda e, se necessário, leve o dispositivo para manutenção ou entre em contato com o provedor.
Se sua conexão for dependente de cabos, é possível que tenham sido danificados ao longo do tempo. Isso pode causar uma conexão instável e até sua lentidão, que pode não ser percebida imediatamente. Pode ser tanto um dano direto quanto desgaste.
Poucas pessoas conseguem identificar de imediato que o problema está nos cabos de rede. É muito melhor entrar em contato diretamente com o provedor e solicitar a visita de um técnico para verificar e, se necessário, reparar a cablagem.
DICA: Se sua internet estiver caindo, nada é mais fácil do que medir a velocidade da internet. Nosso ferramenta de medição de velocidade pode ajudá-lo a medir a qualidade da conexão.
Conectar vários dispositivos simultaneamente pode frequentemente causar uma conexão instável, o que pode sobrecarregar sua rede doméstica. O número de dispositivos, bem como a intensidade das tarefas para as quais são usados, podem ser responsáveis pelos problemas.
Imagine uma casa de quatro pessoas com uma conexão lenta, onde plataformas de streaming estão sendo executadas em dois quartos e todos os moradores estão navegando na internet. Nesse caso, a rede pode facilmente ficar sobrecarregada e praticamente ninguém conseguirá uma conexão completamente fluida. Resumindo, as plataformas começariam a travar e o carregamento dos sites poderia levar vários minutos em vez de alguns segundos.
Se você estiver enfrentando uma situação semelhante, não restará outra opção a não ser entrar em contato com seu provedor e buscar uma solução para aumentar a velocidade da conexão à internet. Uma solução rápida e eficaz é também limitar o número de dispositivos conectados. Você pode visualizar a qualidade de diferentes tipos de conexão na tabela abaixo.
Tipo de conexão |
Velocidade máxima de download/upload |
Estabilidade |
É adequado para tarefas intensivas (streaming, gaming) |
DSL |
100 / 10 Mbps |
Média |
Quase inapropriado |
Cabos |
1 000 / 50 Mbps |
Alta |
Ideal |
Fibra ótica |
1 000 / 1 000 Mbps |
Muito alta |
Ideal |
Satélite |
100 / 10 Mbps |
Média |
Menos adequado |
4G/LTE Móvel |
100 / 50 Mbps |
Alta |
Adequado |
5G Móvel |
500 / 500 Mbps (no futuro até 1 000 Mbps) |
Muito alta |
Ideal |
DICA: Se você estiver enfrentando uma conexão lenta, planeje tarefas mais intensivas para a noite ou outro momento do dia quando toda a casa não está conectada à internet.
Se você ainda está se perguntando por que a internet está caindo e não sabe o que fazer, pode ser que o problema seja um sinal Wi-Fi fraco. Nesse caso, uma internet instável pode ser causada pela má posição do roteador ou por diversos obstáculos, como paredes ou móveis.
Primeiro, tente posicionar o roteador em um lugar melhor, de onde ele possa cobrir várias salas ao mesmo tempo. Isso pode ser ajudado por dispositivos adicionais, como:
Se você usa internet sem fio e a recebe por meio de um roteador Wi-Fi com modem, a situação é um pouco mais complicada. Nesse caso, é necessário posicionar o roteador de forma que distribuía o sinal pela casa e ao mesmo tempo recebesse um sinal de qualidade do exterior. O ideal é colocá-lo em um lugar alto, próximo a uma janela.
Se você já tentou todas as possibilidades, mas ainda está sofrendo com uma conexão de internet instável, o problema pode estar do seu lado. Especificamente, o problema pode estar no dispositivo que você está usando, como um celular ou notebook. Primeiro, certifique-se de que todos os drivers estejam atualizados. Caso contrário, podem ocorrer quedas frequentes ou a desconexão total da internet.
Se as quedas persistirem, vale a pena verificar as configurações da rede. Você pode redefini-las completamente, o que retornará as configurações ao estado de fábrica. Depois disso, o dispositivo deve ser reconectado. Se nem mesmo isso ajudar, você pode levar o dispositivo a um serviço especializado.
Ping e FPS são dois elementos-chave que determinam a qualidade da sua experiência de jogo. Enquanto ping reflete a velocidade de comunicação entre seu dispositivo e o servidor do jogo, FPS determina a fluidez da imagem no jogo. Em nosso guia, você aprenderá a identificar erros e como corrigi-los facilmente.
Elon Musk e xAI apresentaram Grok 3, um novo modelo de IA poderoso que supera concorrentes como o GPT-4o. Grok 3 traz capacidades aperfeiçoadas, como DeepSearch e modo de voz em versão beta. O modelo ainda utiliza poder de computação dez vezes superior ao de seu antecessor e está disponível para usuários da rede X.
A Apple apresenta o novo iPhone 16e, que traz recursos avançados de inteligência artificial (IA) a um preço mais baixo do que os modelos emblemáticos. Equipado com o mesmo processador A18 dos iPhones mais caros, ele oferece desempenho para lidar com aplicativos e jogos exigentes. O principal atrativo é a integração da Apple Intelligence, incluindo ferramentas para edição de fotos, pesquisa rápida e ChatGPT.
Com o aumento do número de dispositivos inteligentes nas residências, também crescem os riscos de segurança. Lâmpadas inteligentes, campainhas e até geladeiras sabem mais sobre nós do que nossos melhores amigos. Revelaremos como aproveitar o conforto de uma casa inteligente e ainda manter a privacidade.
A inteligência artificial já não é mais ficção científica e temos à disposição vários assistentes habilidosos. Dois deles, ChatGPT e o novato DeepSeek, agora competem pela preferência dos usuários. Em que eles diferem? E qual é o melhor?
Code.org Studio é uma ferramenta online popular que oferece às crianças (e também aos adultos) acesso a aulas de programação divertidas e interativas. Com a ajuda de comandos visuais em blocos, eles podem facilmente criar animações, jogos e aplicativos, desenvolver o pensamento lógico e fortalecer a criatividade.