Velocidade.pt News Como conectar dois roteadores com fio?

Como conectar dois roteadores com fio?

Você se pergunta qual é o sentido de conectar dois roteadores entre si? A ligação deles pode ser muito benéfica e oferecem várias opções de utilização. Quer criar uma rede que cubra toda a casa de forma confiável? Então, roteadores conectados são a solução ideal. Precisa ampliar o alcance do Wi-Fi para que tenha o sinal sem fio disponível na oficina, na garagem ou no pátio? A ligação dos roteadores permite isso.

Roteadores conectados oferecem outras possibilidades

Fortalecer a rede Wi-Fi não exaure de forma alguma as vantagens dos roteadores conectados (para esta função, você precisará da opção de configuração sem fio, conhecida como "bridge"). Se seus filhos utilizam a internet, você pode criar sub-redes que os protejam de maneira adequada e não intrusiva enquanto trabalham ou se divertem online. O processo de conexão de dois roteadores não é complicado se você seguir os procedimentos descritos a seguir. Basicamente, você pode utilizar duas opções principais de conexão - através de um cabo de rede ou usando transmissão sem fio (bridging).

Um será o líder

Neste artigo, veja como você pode facilmente fazer a conexão usando um cabo de rede. O cabo tem a grande vantagem de proporcionar uma transmissão incrivelmente rápida e sem qualquer interferência. Antes de começar a conectar os dois roteadores, você deve escolher um deles que servirá como o ROTEADOR PRINCIPAL. Escolha o modelo mais novo ou mais potente; se você tiver dois modelos idênticos, não importa qual escolher. O segundo roteador será o SECUNDÁRIO, cuja função é expandir a rede original do primeiro roteador. Se optar por criar uma rede do tipo LAN - WAN, o roteador secundário cuidará do controle da chamada rede secundária.

Para configurar, precisa ter os roteadores à mão

Você pode mudar o roteador para o local desejado depois de terminar a configuração e verificar se a conexão está funcionando corretamente, caso contrário você terá que ir de um para o outro. Portanto, inicialmente, coloque ambos os roteadores perto do seu computador, pois será mais conveniente. Antes de começar a conectar de fato, você precisa decidir entre a conexão LAN-LAN ou LAN-WAN. O que você está escolhendo?

  • LAN-LAN (Local Area Network ou REDE LOCAL) permite ampliar a rede de computadores e conectar um maior número de dispositivos diferentes. Esses dispositivos poderão, subsequentemente, compartilhar recursos e arquivos facilmente.
  • LAN-WAN (Wide Area Network ou REDE AMPLA) funciona de modo que você cria uma segunda rede, secundária (LAN), dentro da rede principal (chamada de WAN). Isso pode parecer complicado, mas, em princípio, significa que você pode restringir livremente todos os dispositivos conectados à rede menor, o que é, às vezes, desejável e necessário para o administrador da rede. No entanto, esse tipo de conexão traz uma complicação: não é possível compartilhar recursos e arquivos na rede principal. Essa configuração de rede, por outro lado, oferece a possibilidade de ajustar o DNS (sistema de nomes de domínio) para a rede secundária. Se você é um dos pais que quer monitorar a atividade e o movimento de seus filhos na internet e, ocasionalmente, bloquear acessos a determinados domínios, esta é a escolha ideal. Além disso, o uso de uma rede LAN-WAN dificulta significativamente as tentativas de hackers ocasionais de acessar seus arquivos ou controlar os dispositivos conectados.

Conexão do roteador principal

Primeiro, conecte o roteador principal escolhido ao modem, e depois ao computador (através de um cabo de rede). Faça a configuração que não difere da configuração para o uso do roteador sozinho. Basta inserir o endereço (mais comumente 192.168.1.1, 192.168.2.1 ou 192.168.0.1), depois anote o endereço IP e a máscara de sub-rede do roteador.

Para criar uma rede LAN-WAN, configure o serviço DHCP no roteador principal para atribuir endereços no intervalo de 192.168.1.2 a 192.168.1.50. Em uma rede LAN-LAN, você pode deixar a configuração do DHCP sem alterações. Em seguida, desconecte o computador do roteador principal e conecte-o ao roteador secundário. Ao abrir a página de configuração, para criar uma rede LAN-LAN, você deve alterar o endereço IP para corresponder ao endereço IP do roteador principal, apenas aumentando o último dígito em 1. Para a rede LAN-WAN, aumente o penúltimo dígito em 1. Se o roteador secundário estiver equipado com a função UPnP, desative-a e verifique se a máscara de sub-rede está configurada corretamente. Se estiver criando uma rede LAN-WAN, você também deve alterar o endereço IP do roteador secundário para 192.168.1.51.

Configuração do servidor DHCP para o roteador secundário

Para uma rede LAN-LAN, basta desativar a função DHCP. Em uma rede LAN-WAN, você deve configurar o roteador secundário para atribuir endereços entre 192.168.2.2 e 192.168.2.50. Se ocorrer interferência entre os roteadores, ajuste os canais do principal para 1-6 e do secundário para 11. Agora você pode posicionar os roteadores nos locais escolhidos.

Sempre tenha em mente que será necessário estender o cabo de rede entre eles; ao passar por aberturas estreitas e paredes, tome cuidado para proteger a ponta do cabo contra sujeira ou danos mecânicos. Coloque o roteador principal próximo ao modem e conecte uma extremidade do cabo Ethernet a qualquer porta LAN no roteador principal. Conecte a outra extremidade do cabo a uma porta LAN no roteador secundário (para criar uma rede LAN-LAN) ou a uma porta WAN (para rede LAN-WAN).

E pronto, a rede está feita!

Com certeza você já concordou com o uso de arquivos cookies em muitos sites. Mas você sabe para que realmente são usados e como funcionam? Escrevemos um artigo com as informações básicas sobre cookies.

A Internet das Coisas é um dos fenômenos atuais no campo da TI e internet. Leia como utilizar a Internet das Coisas (IoT) em sua casa e no que prestar atenção ao usá-la.

Quando você tem uma conexão rápida, mas a velocidade oscila significativamente, provavelmente há algo errado. Onde começar a procurar é a questão. Basicamente, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se a conexão realmente oferece a velocidade que você contratou com o provedor no contrato. Muitos aplicativos em execução também podem causar problemas; é necessário verificar e deixar apenas aqueles que você realmente utiliza no momento. Depois, verifique a agregação e inspecione o roteador.

O uso de switches (comutadores de rede) é atualmente uma prerrogativa principalmente das redes empresariais, mas eles também têm seu lugar nas redes domésticas. No mercado, você encontrará switches em várias categorias de preço, que diferem em parâmetros e funções adicionais. Em quais parâmetros devemos prestar atenção e como escolher um novo switch? Exatamente essa questão será abordada nas linhas a seguir.

Com suas atualizações mais recentes de algoritmos e integração de IA, o Google está mais uma vez abalando a internet. Enquanto promete melhores resultados de pesquisa, muitos criadores de conteúdo estão preocupados com o futuro dos sites menores. A integração de IA é uma salvação ou um desastre? E como afetará a maneira como consumimos informações online?

Proteja seus dados na internet com nossas 9 regras de segurança online. Aprenda a criar uma senha forte, ativar a verificação em duas etapas e usar o internet banking de forma segura. Descubra por que é importante atualizar o software e por que você deve prestar atenção aos sites que visita. Com o nosso guia, você não será um alvo fácil para hackers.

Outras versões de idiomas