Velocidade.pt News O que é WiFi Mesh?

O que é WiFi Mesh?

Certamente você já passou por isso. Quer se conectar à rede WiFi no seu celular, tablet ou notebook, mas o sinal é fraco. Então você anda pelo quarto para que apareça mais uma barra na ícone de sinal. Esse tipo de solução é bastante irritante e às vezes nem é possível. Como o sistema Mesh pode resolver esse problema?

O que é WiFi Mesh?

Como expandir o sinal WiFi?

Primeiro, vamos do começo. Existem várias maneiras de expandir o sinal. A primeira e mais antiga opção é usar um chamado repetidor. O nome desse dispositivo pode ser traduzido como "repetidor" e esse termo também descreve bem o princípio de seu funcionamento. O sinal do roteador principal é retransmitido pelo repetidor na mesma banda.

Outra opção é uma ferramenta um pouco mais moderna - o extensor. Poderíamos chamá-lo de "extensor". A função é bastante semelhante à do repetidor. A vantagem é o uso de várias bandas. Uma variante do extensor é ainda o network extender, que é basicamente um roteador secundário que usa conexão cabeada. E finalmente, o mais recente membro da família dos amplificadores de sinal WiFi é o sistema WiFi Mesh.

Como funciona o sistema Mesh?

Os sistemas Mesh são uma novidade relativa e representam a maneira mais avançada de garantir uma cobertura realmente abrangente por meio de uma única rede WiFi. O princípio, resumidamente, consiste em uma rede de vários "roteadores". A um roteador principal estão associadas várias unidades adicionais, que podem ser chamadas de elementos satélites.

Todas as unidades estão interligadas, possuem antenas omnidirecionais e se comunicam entre si através das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Também podem utilizar Ethernet - ou seja, a rede cabeada. Esse sistema permite garantir uma cobertura eficiente de uma área consideravelmente grande com um sinal forte de uma única rede WiFi.

Vantagens do sistema Mesh

O sistema Mesh oferece uma gama ampla de possibilidades de uso da rede sem fio tanto em ambientes domésticos quanto corporativos. Ele garante um sinal de alta qualidade e forte. Em muitos casos, permite evitar a necessidade de uma conexão cabeada. Outra vantagem é que as unidades se comunicam entre si - não apenas de forma unidirecional da unidade principal para a secundária. Portanto, a queda de um ponto não ameaça o sistema.

O estabelecimento e manutenção dessa rede são tarefas muito simples, que qualquer leigo pode realizar. A configuração é fácil e o dispositivo escolhe automaticamente a melhor maneira de propagar o sinal para garantir uma cobertura uniforme e estável.

Quando faz sentido adquirir um sistema Mesh?

Talvez a única desvantagem do WiFi Mesh seja o custo inicial mais alto. Dispositivos desse tipo começaram a aparecer apenas em 2016. Talvez possamos contar com a redução de custos no futuro. Mesmo atualmente, em muitos casos, o investimento vale a pena. Você apreciará o sistema WiFi Mesh especialmente se:

  • Você tem um apartamento ou uma casa grande (ou espaços comerciais)
  • Você tem problemas com a propagação do sinal devido a interferências ou obstáculos
  • Você precisa garantir um sinal muito forte e estável em toda a área
  • Você não quer depender de uma rede cabeada
  • Você quer uma solução simples sem a necessidade de configuração complexa

A inteligência artificial pode escrever artigos, analisar dados e gerar vídeos. No entanto, existem habilidades e profissões que esta tecnologia não consegue (ainda) substituir. No artigo, veremos onde o ser humano ainda leva vantagem, por que a IA precisa da supervisão humana e quais habilidades serão cada vez mais valiosas para desenvolver no mundo digital.

Você já se deparou com vídeos travando ou jogos lagando, mesmo pagando por uma "internet rápida"? Talvez você simplesmente não tenha a certa para o que faz em casa. Que velocidade de internet você precisa para assistir TV, fazer streaming de filmes, trabalhar de casa ou jogar online? Neste artigo, você encontrará uma comparação clara.

Os ataques de phishing hoje em dia muitas vezes parecem confiáveis e convincentes. Graças à inteligência artificial, parecem pessoais, imitam empresas conhecidas e detectá-los pode não ser fácil. No artigo, você aprenderá como funciona o phishing moderno, por que ter cuidado com ele e como você pode se proteger eficazmente.

Senhas esquecidas, combinações recicladas e medo de vazamento de dados. O login tradicional tem suas fraquezas. Um novo método de verificação de identidade, chamado de passkeys, quer mudar isso. Sem a necessidade de lembrar de nada e com ênfase na segurança. Como funcionam, quem já as utiliza e por que estão se tornando o novo padrão?

Você conhece o edge computing? Trata-se de uma forma de processamento de dados que move a capacidade computacional mais próxima da fonte de dados. Isso reduz significativamente as latências e permite decisões mais rápidas em tempo real. Esta tecnologia está se tornando fundamental para IoT, veículos autônomos ou cidades inteligentes e gradualmente está mudando a face da internet como a conhecemos. O que exatamente significa edge computing e como ele impactará nosso futuro?

A identidade digital está se tornando um elemento indispensável na sociedade moderna. O que ela revela sobre nós? Como funciona hoje e como poderá ser no futuro? Do blockchain ao documento de identidade virtual – vamos examinar as tecnologias que estão mudando a forma como nos identificamos e protegemos nossa privacidade no mundo.