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Por que a velocidade da Internet oscila?

Quando você tem uma conexão rápida, mas a velocidade oscila significativamente, provavelmente há algo errado. Onde começar a procurar é a questão. Basicamente, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se a conexão realmente oferece a velocidade que você contratou com o provedor no contrato. Muitos aplicativos em execução também podem causar problemas; é necessário verificar e deixar apenas aqueles que você realmente utiliza no momento. Depois, verifique a agregação e inspecione o roteador.

Por que a velocidade da Internet oscila?

Medição de velocidade verifica facilmente a qualidade do provedor

Uma certa oscilação é um fenômeno bastante normal em linhas de Internet compartilhadas, mas não deve ser a ponto de limitar você e tornar a conexão quase inutilizável. Quase todos os usuários comuns usam um link compartilhado; ter um link próprio seria muito caro, mas a agregação deve estar dentro dos parâmetros aceitáveis. Portanto, primeiro faça uma medição de velocidade usando um dos aplicativos comumente disponíveis.

É necessário repetir as medições várias vezes (em diferentes horas do dia e da noite, durante a semana e nos fins de semana) para que a média resultante seja realmente representativa. Os aplicativos de medição de velocidade são gratuitos e você não precisa instalar nada para usá-los, basta visitar uma página onde o aplicativo de medição é oferecido. Ao medir, observe não apenas os valores de download, mas também de upload; para jogadores online, a latência (ping) também é extremamente importante.

Você não precisa anotar os valores medidos; se repetir a medição usando o mesmo programa, os resultados das medições anteriores permanecerão armazenados na memória. Você pode visualizá-los na forma de gráficos ou tabelas e obter uma visão confiável. Durante a medição, é claro, é importante que a conexão de Internet não esteja sendo usada para nenhuma outra coisa (não leva muito tempo, apenas alguns segundos) em nenhuma direção. Caso contrário, os resultados serão obviamente distorcidos e os dados de transferência não corresponderão à realidade.

Programas e aplicativos em execução

Se você deixa programas não utilizados em execução no computador, isso pode ser outra razão pela qual o computador desacelera e você tem a impressão de que a velocidade da conexão é lenta. Os programas podem ser encerrados usando ícones, mas após reiniciar, muitos programas são iniciados automaticamente novamente. Para evitar isso, você pode configurar facilmente - em uma janela de programa no menu procure a seção Ferramentas, vá para Opções, depois para EDITAR e PREFERÊNCIAS. Procure a seção geralmente marcada como INICIAR NO INÍCIO DO WINDOWS (Launch at Windows Startup) ou algo semelhante. Aqui você pode desativar a inicialização de programas ao iniciar o sistema operacional e iniciá-los manualmente apenas quando realmente precisar usá-los. Isso se aplica, por exemplo, a programas de comunicação (como Skype), que podem ocasionalmente influenciar significativamente a velocidade.

Agregação e sobrecarga da linha

A agregação também pode ter um grande impacto na velocidade se ultrapassar um limite razoável. A agregação é, em termos simples, o compartilhamento de uma linha de Internet com vários usuários. Por que os provedores usam esse método de conexão? Ter uma linha só para você é um luxo caro e muitas vezes realmente desnecessário, então a agregação é comumente usada. Isso permite que os provedores ofereçam um preço aceitável para um número maior de clientes, mas se a agregação atingir valores mais altos, eles preferem colocá-la no contrato em letras pequenas no rodapé. O valor da agregação (ou seja, o número de usuários compartilhando uma linha) é sempre indicado como uma proporção de 1:X, onde a letra X é substituída pelo número de usuários. Uma agregação aceitável é até o valor de 1:10, mas cuidado, às vezes você pode encontrar valores de 1:50 ou até mais altos. Então, é claro, durante o período chamado "pico", ou seja, quando o número de usuários conectados e baixando ou enviando dados é mais alto (geralmente entre 18:00 e 23:00), a velocidade da conexão cai drasticamente. Provedores deixam uma porta aberta ao indicar a velocidade no contrato acompanhada da palavra traiçoeira "ATÉ", o que sugere indiretamente que a velocidade mencionada no plano tarifário é o máximo que pode ser esperado na linha, porém essa velocidade definitivamente não é estável. Verifique a agregação no seu contrato e, se necessário, confirme com o provedor se ele fez algumas mudanças que "esqueceu" de te informar ou informou de forma habilidosa para que você não tenha notado. A solução pode ser a mudança de agregação por parte do provedor ou a mudança de provedor (da sua parte) caso não haja outra forma de resolver o problema.

O roteador também pode ser responsável

O roteador pode ter um grande impacto na velocidade da conexão. Se for uma peça antiga que já deveria estar no lixo, ou no melhor dos casos, no museu, não tente encontrar uma solução de resgate e compre um novo. Se você não acredita que ele não consegue mais lidar com a transferência de um grande volume de dados e que a velocidade exigida está além de suas capacidades, examine a documentação (se ainda a tiver) ou faça um teste comparativo com a conexão, por exemplo, usando um roteador moderno emprestado, que "conhece" e lida com novas tecnologias. E se a diferença for grande, então você simplesmente comprará um novo, problema resolvido.

Às vezes, basta reiniciar o roteador, mas isso tende a ser uma solução apenas no caso de um problema pontual. Antes de desligá-lo, salve os dados de acesso para o caso de o roteador exigir novamente após o reinício. O roteador também pode superaquecer; você não o moveu para um local onde ele não tenha ventilação suficiente por algum motivo? A solução pode ser uma base de resfriamento, mas se o desempenho desejado estiver além da capacidade do dispositivo, é melhor substituí-lo por um mais poderoso. Para a transmissão do sinal Wi-Fi, vários obstáculos também podem ser problemáticos, pois podem enfraquecer ou limitar significativamente o sinal (reforços de metal, redes, paredes, etc.). Se há problemas no dispositivo móvel, use-o onde o sinal é suficientemente bom ou resolva o problema alterando a posição do roteador ou adicionando um repetidor.

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